A segunda edição do Medical Travel Meeting Brazil realizada nos dias 29 e 30 agosto de 2011 no Sheraton WTC foi um sucesso maior que a edição anterior e contou com a participação de hospitais, laboratórios, indústria farmacêutica, indústria odontológica, SPA e Wellness de todo o país, investidores da área da saúde, além das Entidades de Classe e Associações Médicas e Odontológicas.
A grande novidade deste ano foi a realização do I Congresso Brasileiro de SPAs, que aconteceu em paralelo com o MTMB, apresentando o mercado brasileiro de bem-estar, suas particularidades e oportunidades de crescimento. O destaque ficou para o Unique Garden SPA de alto luxo localizado em Mairiporã, São Paulo há cerca de50 minutos da capital.
O objetivo desse evento foi de "internacionalizar" a medicina brasileira, atraindo cada vez mais pacientes de diversos países aos nossos hospitais e clínicas privados, tendo acesso aos melhores profissionais do mercado. Para isso, convidados-chave como operadoras de saúde internacionais, empresas corporativas de autogestão, mídia, consulados, dentre outros estavam presentes para conhecer nosso mercado e abrir novas frentes de negócio.
Do Unique Garden estiveram presentes o Diretor Geral, Roberto Nogueira, expert em Spas e tratamentos de bem estar no país acompanhado de sua equipe comercial e de terapeutas que atuam junto ao público diferenciado e exclusivo do hotel- resort e Spa.
O evento reúniu líderes do segmento no Brasil e no mundo para apresentar e discutir avanços na estruturação da atividade. O presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Carvalho, destacou que o turismo de saúde é fundamental para a economia da cidade e ressaltou o grande investimento do setor privado, que nos próximos anos deve gastar cerca de 1,5 bilhão de dólares incluindo reformas, ampliações e novos equipamentos de hospitais de referência mundial.
Carvalho disse ainda que nos últimos três anos o avanço deste setor tem sido muito grande em São Paulo. Segundo ele, em 2009 do total de turistas que vieram à capital paulista, 2,1% tinham como objetivo fazer algum procedimento médico. Este percentual aumentou para 3,1% em 2010 e deve chegar a 3,4% em 2011. Estima-se que a cada ano, a cidade recebe cerca de 12 milhões de visitantes. “É um crescimento contínuo, que tem tudo para se manter nos próximos anos”, disse.
O setor de Turismo de Saúde movimenta cerca de US$ 60 bilhões no mundo todo. Estima-se que para os próximos cinco anos, o crescimento deste setor no Brasil seja de 35%. E foi deste potencial que a organizadora do evento, Mariana Palha, falou. “O Brasil é o país da oportunidade e a saúde também pode se aproveitar deste momento especial para crescer”, disse. “É um passo para que o país possa se inserir no contexto da medicina global”, completou.
O secretário Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, também acredita que o turismo médico pode ajudar a impulsionar o turismo em São Paulo. Ele defendeu a criação de um hospital público de referência, citando o exemplo de países como a Índia. “O turismo de saúde deve ser uma política de estado. Quem ganhará com isso é São Paulo. Para se ter uma ideia, a cada R$ 1 gasto com saúde por esses visitantes, eles gastam mais R$ 8 com turismo”, afirmou.
Já para o presidente da Associação Brasileira de Clínicas e Spas, Gustavo Albanese, o paralelo I Congresso Brasileiro de Spas é um segmento que cresce muito no país, impulsionado principalmente pelo setor hoteleiro.
Brazil Helth – Durante o evento também foi lançada a plataforma Brazil Helth, que funcionará como uma fonte de consulta para auxiliar os interessados no segmento de saúde a encontrarem informações sobre hospitais, clínicas e hotéis no Brasil. “Será um hub que concentrará os provedores de saúde de maior excelência da medicina privada do Brasil. Ela será fonte de referência para os estrangeiros que buscam tratamentos de saúde no nosso país”, explicou Mariana Palha.
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