Viagem Literária promove contação de histórias nas cidades de Piedade, Eldorado, Ilha Comprida, Cananeia e Itanhaém
Programa da Secretaria de Estado da Cultura levará, até novembro, 350 atividades para bibliotecas de todo o Estado.
Em agosto, 70 cidades do Estado recebem as atrações do programa Viagem Literária que, depois de uma pausa em julho, volta a promover uma verdadeira turnê de artistas que, neste mês, entram na programação de contação de histórias. O escritor, cenógrafo e artista plástico Roberto Rocha Pombo participa neste mês do programa apresentando-se nas cidades de Piedade (8/8), Eldorado (9/8), Ilha Comprida (10/8), Cananeia (11/8) e Itanhaém (12/8), com o espetáculo O Livro Mágico, reunindo histórias de sua autoria e de outros autores também.
Segundo o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo: “O Viagem Literária é um dos mais importantes programas de incentivo à leitura do Governo de São Paulo. As bibliotecas ficam cheias de pessoas interessadas em conhecer os autores, ouvir seus depoimentos e conversar com eles”.
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2008, o programa tem o objetivo de estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública dos municípios, por meio do contato direto entre escritores e o público. O programa integra uma série de iniciativas na área de literatura, como a construção de bibliotecas modernas, compra de acervo para as cidades do Estado, criação de salas de leituras em presídios, o Festival da Mantiqueira e o Prêmio São Paulo de Literatura.
Em sua quarta edição, o Viagem Literária promove 350 atividades nas 70 cidades participantes, principalmente de pequeno e médio porte. Cada biblioteca recebe uma atração mensal ligada à literatura, o que permite o contato regular dos moradores com escritores. A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público de todas as idades.
No mês de junho, o tema do módulo foi Bate-papo com o Escritor. Até novembro, além de contação de histórias, haverá espaço para literatura infanto-juvenil e o módulo “Leituras Escolhidas”, em que autores falam de suas obras prediletas. Segue a divisão por temas: Contação de Histórias, em agosto; Bate-papo com o Escritor: Literatura Infantojuvenil, em setembro; Bate-papo com o Escritor: Leituras Escolhidas, em outubro; e Oficina de Criação Literária, em novembro.
Confira as datas, horas e locais de apresentações do escritor e artista plástico Roberto Rocha Pombo, lembrando que em cada cidade são realizadas, sempre, duas apresentações:
Piedade (8/8): 9h e 14h na Biblioteca Pública Municipal Benedito Ayres da Silva – R. Rui Barbosa, 30.
Eldorado (9/8): 9h e 13h na Biblioteca Carlos Paiva – Av. Caraitá, 312.
Ilha Comprida (10/8): 9h e 14h na Biblioteca Pública – Av. São Paulo, 1000.
Cananeia (11/8): 9h30 e 14h30 na Biblioteca Municipal Eduardo Boechat Ramos – R. Frederico Trudes da Veiga, s/nº.
Itanhaém (12/8): 10h e 15h na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim – R. Cunha Moreira, 71.
Nenhum comentário:
Postar um comentário