Minha lista de blogs

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Governo de São Paulo leva ópera para Sorocaba

Montagem reduzida de La Traviata abre o segundo ano do programa Circulando Ópera

A Secretaria de Estado da Cultura realiza mais uma temporada do programa Circulando Ópera nos meses de julho e agosto, com apresentações gratuitas da adaptação da ópera italiana La Traviata em 17 cidades do interior e litoral de São Paulo. A ópera faz parte da programação do Momento Itália-Brasil e já foi apresentada em cidades como São José do Rio Preto, Fernandópolis, São João da Boa Vista e Espírito Santo do Pinhal. A apresentação em Sorocaba será dia 17 de julho, às 19h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela – Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/nº - Alto da Boa Vista. Em seguida, a ópera ruma para Jundiaí, Itatiba e outras.
“No ano passado, fizemos um piloto do programa com a ópera Carmen e notamos um grande interesse das pessoas em assistir ópera”, afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura. “Nesta nova temporada, aumentamos a quantidade de apresentações e as cidades que vão participar o programa”.
La Traviata, uma das óperas mais conhecidas do repertório, conta a história do romance da prostituta Violetta Valery com um jovem aristocrata, Alfredo Germont. A música foi criada pelo compositor italiano Giuseppe Verdi, e o texto é do poeta Francesco Maria Piave.
Na montagem, são apresentados os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto de teatro. O narrador é um pintor que, além de contar para o público os detalhes da história, também faz referências à obra de artistas famosos como Balthus, Vermeer, Van Gogh e Velazquez. O texto e a direção levam a assinatura de Cleber Papa, e a produção do espetáculo é do Núcleo de Ópera Curta.
Os papéis principais serão interpretados por dois elencos que se dividem nas apresentações nas várias cidades paulistas, reunindo alguns dos mais importantes nomes da ópera no Brasil, como as sopranos Manuela Freua e Tais Bandeiras, os tenores Miguel Geraldi e Jean Nardoto e os barítonos Sebastião Teixeira e Leonardo Pace. A direção musical do espetáculo é do maestro Luiz Gustavo Petri, que adaptou a partitura da ópera para ser executada por um quinteto de cordas.
Ao mesmo tempo, as apresentações de Carmen, a famosa ópera do compositor francês Georges Bizet sobre uma cigana, seguem em todo o Estado. A história da cigana e do tenente Dom José tem apresentações programadas para os meses de junho, julho e agosto em mais de 20 cidades.
Confira as próximas apresentações de La Traviata:

EMBU DAS ARTES Auditório Maria Clara Machado do Centro Cultural Pirajuçara - Avenida Aymará, s/n (Praça Manoel de Almeida) - Parque Pirajuçara  15/jul 20h
SOROCABA Teatro Municipal “Teotônio Vilela”
Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/nº - Alto da Boa Vista  17/jul 19h30
JUNDIAÍ Teatro Polytheama - Rua Barão Jundiaí, 176 - Centro  21/jul 20h
ITATIBA Teatro Ralino Zambotto - Rua Romeu Augusto Rela, 1100 – Bairro do Engenho  23/jul 20h


INDAITAUBA Sala Acrísio de Camargo
Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina  24/jul 19h
MOGI DAS CRUZES Theatro Vasques - Rua Dr. Corrêa, 515 - Largo do Carmo - Centro Histórico 28/jul 20h
ATIBAIA Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret" Alameda Professor Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas  29/jul 20h
BRAGANÇA PAULISTA Casa da Cultura 30/jul 21h
SANTA BÁRBARA D'OESTE Teatro Municipal Manoel Lyra - Rua João XXIII, 61 31/jul 20h
SÃO SEBASTIÃO Teatro Municipal de São Sebastião - Av. Dr. Altino Arantes, 2 - Centro 4/ago 20h
LORENA Colégio São Joaquim - Rua Dom Bosco, 284 – Centro 5/ago 20h
DOIS CÓRREGOS Centro Cultural Nilson Prado Telles Avenida Dom Pedro I, 302 13/ago 20h
ITU Teatro Temec – Rua Cuiabá, 61 14/agosto 19h


Ficha Técnica
Direção, texto e cenografia: Cleber Papa
Direção musical e arranjos: Luís Gustavo Petri
Direção artística de produção: Rosana Caramaschi
Concepção: Cleber Papa e Rosana Caramaschi
Violetta Valéry: Manuela Freua e Taís Bandeira
Alfredo Germont: Jean Nardoto e Miguel Geraldi
Georges Germont: Leonardo Pace e Sebastião Teixeira
Pintor: Alvise Camozzi e Rodrigo Fregnant
Design de luz: Wagner Pinto
Figurinos: Elena Toscano
Legendas: Jonatas Costa
Músicos: Ulisses Nicolai e José Fernandes (Violinos 1), Adonai Ribeiro e Rodrigo Leite (Violinos 2),Mauro Viana e César Pellegatti (Violas), Rossana Nicolai e Fábio Petrucelli (Cellos), Miranda Bartira e Pedro Macedo (Baixos)
Bailarino – Mário Talarico

Nenhum comentário:

Postar um comentário