Minha lista de blogs

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Morre em Sorocaba Geysa Celeste, um triste Adeus....


FALECEU EM SOROCABA, NO PRINCÍPIO DE JANEIRO deste 2011, AOS 72 ANOS, NO MAIS COMPLETO OSTRACISMO, POBRE E DOENTE, UMA DAS MAIORES CANTORAS DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS- A MARAVILHOSA GEYSA CELESTE.
GEYSA INICIOU SUA CARREIRA EM INÍCIOS DOS ANOS 60, GRAVANDO UM COMPACTO DUPLO NA RGE, CUJA FAIXA ‘SOLIDÃO’ UM BOLERO DE AUTORIA DE MIGUEL ANGELO, FEZ MUITO SUCESSO. DEPOIS FOI CONTRATADA PELA CONTINENTAL E CHANTECLER ONDE GRAVOU VÁRIOS DISCOS COM SUA IRMÃ DEYSE CELESTE. DEPOIS SEPAROU-SE DA IRMÃ E INVESTIU NA CARREIRA SOLO ATÉ O FIM COM GRANDE ÉXITO.
GRAVOU UM TOTAL DE 10 LPS, CANTANDO COM SUA VOZ ÚNICA E INIMITÁVEL CANÇÕES EM ESPANHOL, GUARANI, ITALIANO, FRANCÊS, GREGO, JAPONÊS E ÁRABE, O QUE A CREDENCIOU A SER CONTRATADA PARA ATUAR EM VÁRIOS PAÍSES, COMO ARGENTINA, ONDE EM 1969 ATUOU NO FILME ‘LA CULPA’ AO LADO DA ESTRELA LIBERTAD LEBLANC.
JÁ NO CHILE, OBTEVE UM IMENSO ÉXITO NA ‘PISCINA PANORAMA’ DO CARRERA SHERATON HOTEL; NA ITÁLIA, OS CRÍTICOS DO MAIS INFLUENTE JORNAL DO PAÍS, O ‘CORRIERE DELLA SERA’ FIZERAM OS MAIORES ELOGIOS A SUA VOZ, NA SUIÇA, ATUOU EM LOCAIS DE GRANDE PRESTÍGIO COMO O ‘DOLDER GRAND HOTEL’ – HOTEL WALDAUS, - HOTEL ENGEL, EM CIDADES DO JET SET INTERNACIONAL COMO BADEN- BADEN, LAUZANE E ZURICH.
DE VOLTA AO BRASIL SUA CARREIRA PROSSEGUIU EM TOURNÉES PELO SUL E CENTRO OESTE DO PAÍS.
A CRÍTICA BRASILEIRA A CONSIDERAVA A YMA SUMAC BRASILEIRA, POIS SUA VOZ IA DO CONTRALTO ATÉ O SOPRANO COLORATURA, ALCANÇANDO AS 4 OITAVAS QUE FAZIAM COM QUE O PÚBLICO QUE A OUVIA, FICASSE ESPANTADO COM SEU DOM VOCAL.
GEYSA CELESTE, NO ENTANTO, NUNCA TEVE O PRESTÍGIO E POPULARIDADE QUE SEU TALENTO MERECIAM. PESSOA SIMPLES, AMÁVEL, SIMPÁTICA FUI SEU AMIGO DURANTE MUITOS ANOS. AO IR PARA A EUROPA EM 1990, PERDI SEU CONTATO .
UM AMIGO COMUM, DINO NERY É QUE ESPORÁDICAMENTE ME CONTAVA DE SUAS NOTÍCIAS... E NÃO ERAM NADA BOAS. COM A MUDANÇA NO GOSTO MUSICAL DO PÚBLICO, O FECHAMENTO DAS CASAS NOTURNAS, NIGHT-CLUBS E BOITES COM MÚSICA AO VIVO.
O MERCADO DE TRABALHO PARA ESSE TIPO DE ARTISTA PRÁTICAMENTE ACABOU. GEYSA VENDEU SEU ÚNICO IMÓVEL EM SÃO PAULO E FOI MORAR NO INTERIOR DE MINAS, ONDE COMEÇOU SEU CALVÁRIO: COM PROBLEMAS DE SAÚDE E FINANCEIROS, NOS ANOS 90 MUDOU PARA SOROCABA ONDE VIVIA MUITO MODESTAMENTE. TENTAMOS LOCALIZÁ-LA VÁRIAS VEZES MAS NINGUÉM SABIA SEU ENDEREÇO. ELA PODIA TER VINDO A SÃO PAULO, NO PROGRAMA DO RATINHO CONTAR SUA HISTÓRIA, E CERTAMENTE SERIA AJUDADA. O DESTINO NÃO QUIS.
A SEMANA PASSADA DINO NERY ME LIGOU DE SALVADOR ME DANDO A TRISTE NOTICIA DE SEU FALECIMENTO, VÍTIMA DE ABANDONO, ESQUECIMENTO, DE UM BRASIL CRUEL, HIPÓCRITA, SEM HISTÓRIA, SEM MEMÓRIA, QUE ENTERRA EM VIDA SEUS ÍDOLOS VERDADEIROS, TALENTOS ÚNICOS, IRREPETÍVEIS, E SÓ SE PREOCUPAM COM LIXOS VERGONHOSOS COMO OS BIG BROTHERS DA VIDA E OUTROS DO GÊNERO.
UM BRASIL QUE JÁ SE ESQUECEU QUE TIVEMOS UMA LENY EVERSONG, ELIZETE CARDOSO, LINDA BATISTA, DALVA DE OLIVEIRA, ELZA LARANJEIRA, ETC ETC...
GEYSA CELESTE POSSUIA UM DOM GRANDIOSO, QUE TODA A CULTURA E DINHEIRO DO MUNDO SÃO INCAPAZES DE PROPORCIONAR A UM SER HUMANO- ELA POSSUIA O DOM QUE SÓMENTE DEUS PERMITE CONCEDER; UMA VOZ, CLARA, LIMPA, CRISTALINA, GRANDIOSA.
QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE VÊ-LA CANTAR PESSOALMENTE OU OUVIR UMA DE SUAS GRAVAÇÕES NUNCA A ESQUECERÁ.
DESCANSE EM PAZ, AMIGA QUERIDA, GEYSA CELESTE, A VOZ- MULHER, O FENOMENO VOCAL, A YMA SUMAC BRASILEIRA.



TEXTO E FOTOS DO ARQUIVO EXCLUSIVO DE JAIME PALHINHA









5 comentários:

  1. Eu nem sei o que dizer de tudo que li sobre o fim de Geysa Celeste.
    Primeiro, pélo que li Geysa começou entrar em decadência musical,shows,discos etc.
    Depois veio a doença do câncer,acredito que deve ter sido um baque muito forte pra uma pessoa tão linda fisicamente.
    Mas, em resumo sem questionar todo talento dessas 2 irmas Celeste, que vieram la de Sacramento/MG e beleza. A mídia as colocaram no apogeu, a internacional também.0 que mais me deixou triste em tudo que li foi a falta de luz, ou seja a falta de Deus na vida dessa grande cantora que não se encontrava no estado normal psiquico, pelo que eu li! E não apareceu ninguém que intervisse e mostrasse e mostrasse o lado espiritual. Deus...Deus...aquele que tudo pode e nada lhe é impossivél.......Faltou luz e a luz é Deus, pq ela estava fora de si e precisava de alguém...Ah como eu precisaria ter estado ao lado pra traze la de volta a vida!

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe, aos 8 anos de idade fui ve las cantando num cinema,fiquei com a empregada do lado de fora, numa pequena cidade interior de Goiás.Elas)Duo irmãs Celeste)balançaram a cidade esquecida pelo mundo, bem ao sul de Goiás.E Mário Zan era esposo de Geysa,infelizmente eu não pude entrar mas, do lado de fora ouvi tudo e na saida dei lhe um forte abraço, naquelas bonequinhas lindas de voz aveludada,afinadas e bem agudas.Deram entrevistas na Rádio Xavantes/AM-ZY3 de Ipameri-Goiás, la deixaram o disco Longe de ti, autografado eu ia sempre la ver as assinaturas....Pq naquela cidade so tivemos 3 shows na década de 60: 0rquestra de Sevilla, na inauguração Cine Estrela e - 1955 no auditorio da Rádio Xavantes Emilinha Borba,eu também não pude entrar mas gritei tanto que fui beijado por ela.......Meus pais riam.
    Em 1962 Geysa gravou sozinha sem Diva na RGE a musica Lembranças.E, de la ela seguiu carreira solo e eu nunca mais soube nada sobre elas. Só ano retrasado que estive pegando uns processos na Pç João Mendes entrei numa loja sebo e consegui um LP Geysa cantando Mi Viejo e outras. Mandei passar pra Cd.Depois no blog raridades do bau pude obter todos sucessos delas.
    Parabéns pelas fotos e pelos comentários. Acredito que Geysa deve ter nascido em 1935 pq em 1959 quando as conheçi ela ja tinha 24 anos.
    Muito grato por tudo.

    ResponderExcluir
  3. Sempre ouço histórias interessantes sobre a Geysa e sua irmã Dayse Celeste, Dino Nery que conviveu durante muitos anos com elas relembra momentos cruciais da carreira das irmãs, como a participação de Dayse em diversas dublações de filmes e desenhos, para citar o Pica-pau, A feiticeira, Jeannie é um gênio e outros.
    Geysa tinha uma forma especial de cantar e era habilidosa nos idiomas, daí a razão dela cantar em francês, espanhol, tupi, guarani, grego, árabe, italiano e outros. Fez muito sucesso no Brasil, Suíça, Chile, Argentina, Alemanha, Itália, Grécia e etc. Geysa foi considerada a Yma Sumac brasileira.
    Tenho um registro dela de 1965, quando foi ao Festival do Líbano convidada pela Embaixada do Líbano no Brasil, marcou presença no musical do Baalbeck. Aplaudida pelo o mundo a fora também foi atriz de forte personalidade, participou das novelas "O punhal de prata", "A fábrica", "O Hospital". Se ausentando do Brasil partiu para a Argentina onde gravou cenas do filme "La cupla", na ocasião contracenou com Libertad Leblanc.
    No Brasil se apresentou em várias boites cariocas e paulistas, a exemplo: Pussicat, Variety Nigth Club, Michel, Korvette, Miguel Nastari, Yanagui, Spadavecchia, Lisboa Antiga, San’s Chiquée.
    Essas são algumas histórias das irmãs Celeste, apontamentos constantes em dezenas de recortes de jornais, em discos e também na memória do amigo Nery que sempre as visitava, na época residentes no centro de São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. É UMA PENA UMA ARTISTA DE TANTO TALENTO PRA MUSICA NÃO TER SABIDO ADMINISTRAR SUA VIDA FINANCEIRA . uma pena poderia estas entre nós ainda por muitos anos.

    ResponderExcluir
  5. Estou editando vários vídeos com interpretações de GEYSA CELESTE e estou pedindo licença para copiar fotos da artista, contidos nessa excelente matéria. Grato. luciano hortencio

    ResponderExcluir